domingo, 7 de abril de 2013

Muito mais além da Capital do Rodeio, existem sobreviventes!


Como são desagradáveis os estereótipos, essa é a conclusão que cheguei com o passar do tempo e percebi que não há como combater isso. Seremos sempre conhecidos e lembrados por rodeio, música sertaneja e estilo country.
Mas isso não significa que devemos nos restringir a essa condição, o que os outros vêem, não é o que precisamos viver, e isso é mais ou menos a descrição do que é a cena underground de Colorado.
Persistir é uma questão de opinião, se num modo geral, ser headbanger não é fácil no Brasil, aqui em nosso adorável município é pior ainda, esbarramos em questões culturais, sociais, morais e ideológicas, não estou querendo refinar o conteúdo do discurso não, é exatamente isso que acontece, já que esse tipo de música, é mais que som, é um estilo de vida também.
Cresci aqui, e sou grato por ter tido as amizades certas, que me conduziram a apreciar o tipo de música que curto hoje, graças à oportunidade de ter convivido com a história de uma cena sendo escrita, por bandas como Confront, Guilhotina, Invaders e Tragedy Garden, aí você pode até me falar, mas que cena cara? Que underground? E eu vou te responder, sim, esta é a nossa cena, e estamos melhores do que outros lugares, que não tem nem história e nem bandas em atividade, afinal, conte-me sobre as cenas de Itaguajé, Santo Inácio, Nossa Senhora das Graças, acho que você não terá muito a me dizer.
Então é com orgulho que vejo tudo isso, claro que ainda esbarramos em muitas questões, falta de união entre os membros do negócio, intrigas, gente indecisa que ainda não sabe de que lado está, gente que andou desertando, falta de apoio para nossas atividades, mas mesmo assim, sobrevivemos aos trancos e barrancos, e temos gente interessada e que ainda dá o sangue pela causa, pessoas que merecem e que tem minha admiração e que além de meus amigos, foram e são referências pra mim e pra essa nova molecada que vem chegando e que eu torço pra que continuem levantando a bandeira do underground aqui na terra do rodeio.
Pra finalizar, gostaria de lembrar o que disse no começo, somos o que nós vivemos e não os rótulos que nos são atribuídos, então torno a perguntar pra vocês, Colorado, é a capital de que mesmo???


Por Evandro Sugahara

5 comentários:

  1. com muita satisfação escrevo essas linhas para PARABENIZAR a publicação desse blog.

    o conteúdo está excelente!

    a cada alma seduzida o heavy metal se fortalecerá!

    óbvio que somos a minoria; mas é uma minoria de uma densidade ideológica que não existe em nenhuma outra cultura.

    eternals hails!

    Diego "Carrasco" Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Somos "Cowboy From Hell" de Colorado. Dou todo apoio pra continuar a página! abrass

    ResponderExcluir
  3. Vou dar aqui um testemunho ao ROCK" o ano era 1994 e então havia a banda chamada TRAMA que na sua excência tocava cover dos The Beatles, houve uma grande dissolução desta banda na qual EU(Odinei Mostachio) e tbém meu Brother Sandro Pillar(puta guitarman) fomos convidados a fazer parte...Anos + tarde outra dissolução...então a galera do rock que sempre se reunia pra ouvir os sons tape no fietão AZUL do Pirú ou ainda no Fuca Marrom AOO-4709(famoso)alí mesmo perto do BAR do Zé, perto do Fliperama do Eduardo invocou talvez os DEUSES do ROCK e formou-se uma nova banda(PIRÚ, ODINEI, EDUARDO, RAFAEL,TACHIBANA E MANÉ) Local de ensaio onde se fazia os leilões perto da casa do Pirú(qta saudade)Mas como nada dura pra sempre outra vez não deu em nada...Ressalto que desta formação citada ficou um ELO muito grande e forte entre 4 pessoas(Odinei, Tachibana baglents, Rafa e Eduardo) q logo em seguida ficaríamos apenas Nós 3(Odinei, Rafael e Eduardo) Muitos ensaios, muitos drinks e afins, não me lembro de termos um NOME astrofísico para esta formação, apenas éramos ROCK/COVER band, uma INCÓGNITA permanente lutando pela sobrevida do rock que sempre foi achatado pelos countris e afins desta city. Nestas alturas já era o ano de 1998 e um amigo chamado Flávio Palhari mostrou-nos algumas composições e dae então nasceu um projeto paralelo com sons próprios chamado de "MEROS MORTAIS"...Deste projeto alcançamos vôo + alto que foi a participação no FEMUCIC(Maringá) com um de nossos sons...O Rafa mandava muito bem na guitarra e Eduardo que havia assumido o Baixo havia ficado um especialista ímpar em um instrumento que ele nem gostava muito de tocar e eu como sempre nas baquetas com minha garra, feeling e porque não mencionar BAGAGEM de outros tempos.O rock sempre esteve vivo na cidade, sempre houve uma cena underground muito pesada com várias vertentes eu hj no auge dos meus 38 anos posso dizer q junto com os amigos citados aqui ajudamos a construir isso e posso afirmar que este Legado não acaba...Como diria RAULZITO(OS CANTORES PASSAM, AS MÚSICAS FICAM)...Neste caso de COLORADO afirmo com imensa LUCIDEZ que: SE EXISTE O ROCK DE HJ É PORQUE NO PASSADO, ATÉ ANTES DESTA TURMA CITADA SEMPRE FORA FEITO ALGO PRA MANTER ACESA A CHAMA DO ROCK)
    Pena que hj não seja tão intensa...muitos se afastaram, ficaram velhos e deixaram pra lá suas vertentes musicais...eu como batera fui até onde pude pra deixar o meu LEGADO!!!!VIVA O ROCK!!!

    ResponderExcluir
  4. "Será que você sente algum prazer além do que tem dentro de um cigarro , a´lém dos seus deuses enlatados , artificialmente aromatizados ... " foi por ai caro Amigo Odinei , nós fomos uma tribo que reciclou instrumentos desde a Banda Trama , desde Olhos do Universo com o Allabi na batera e o Boca nos teclados , desde o Fruto Proibido com o Fuso na guitarra ... Sempre ali amparados pela Catitas Bar Rock Club rsrsrsr . Fiquei com as lembranças e as letras engavetadas mais sabendo que a gente fez nascer muito adorador de rock and roll nessa terra de sertanejos .
    Foi uma pena a gente ter desistido e eu principalmente ter engavetado tudo , hoje escuto muito coisa que se alto denomina uma banda de rock , paro e comento com minha filha (tem coisa que eu escrevia melhor e os Meros faziam um som bem melhor do que isso). Mais como vc disse a gente foi ate onde pode e podemos ter o orgulho de dizer REPRESENTAMOS O ROCK NO FEMucIC DAQUELE ANO , em meio a bossa nova e som de viola a gente botou a casa abaixo com quem estava lá , o Alan mesmo dizia " cara o som da pra ouvir fora do teatro , ta pesado rsrsrs" , obs: ( por falar nisso me arruma a fita demo de novo que a minha já era rsrsr ) , eu me lembro bem da lista : - Januário , A Sete Palmos , Pálido (musica do Femucic) , Ruas , Plástico , Juras ( a nossa balada para um pistoleiro )... è Dineisão como dizia o fã numero 01 de todas as bandas que passarm por colorado o grande mestre PERU ... Rock and Roll até morrer meu velho amigo , até morrer .... !!!!!!

    Pálido (flavio-eduardo-odinei-rafael)

    Palio como o árido chão
    Palio
    Em gotas a solidão
    Pálido como o frio do deserto
    Um negro orvalho em meu coração ....

    tão pálido , triste , amargo e sombrio
    tão pálido ,vago , vazio e doentio
    tão pálido , tenso , ferido e febril
    tão pálido , fraco , vivendo por um fio

    Quem manda no coração ?
    Quem manda no coração ?

    VIVA O ROCK!!!

    ResponderExcluir
  5. As coisas continuam acontecendo amigos, o Rock e o Heavy Metal nunca para, o que mais mata o rock é o desinteresse daqueles que já foram rockeiros e abandonaram o barco...

    ResponderExcluir