sábado, 8 de junho de 2013

ENTREVISTA COM EVANDRO SUGAHARA

Hoje nossa entrevista é com o principal colaborador, além de redator e divulgador do COLORADO HEAVY METAL.  Vamos saber de suas preferencias e opções através desse bate papo no qual nos da a chande de nos conhecermos de uma maneira diferente!
COLORADO HEAVY METAL

Evandro Sugahara
1 – Evandro, como e quando você começou a curtir um som?

Evandro: Sinceramente meu primeiro contato com rock, foi com a banda RPM, com o disco Rádio Pirata ao vivo, meu pai tinha o vinil e eu colocava no toca discos da Sharp que tinha em casa pra ouvir, isso lá pelos 9 ou 10 anos de idade, em seguida conheci várias bandas do rock nacional dos anos 80, como Titãs, Paralamas, Legião, um pouco mais tarde, as bandas em evidência em minha época, como Raimundos e Charlie Brown Jr.,  circulava nesses meios, até que conheci a galera do metal aqui de Colorado, como o Vitor, o Humberto, Alexandre e comecei a ter contato com um som mais pesado, a partir desse momento me identifiquei com o metal e desde então venho caminhando no underground, pois além de ser música, pra mim é ideologia e estilo de vida também.

2 – Que bandas e quais fatos foram determinantes para você ser um grande admirador de Thrash metal?

Evandro:Inicialmente, dentro desta vertente do metal conheci duas bandas que curto até hoje inclusive, o Nuclear Assault com o Handle With Care e o Overkill com o Taking Over, álbuns clássicos do estilo e das próprias bandas citadas, porém, acho que os principais responsáveis por minha intensa admiração pelo Thrash Metal, são o Slayer e o Sepultura, os primeiros álbuns do Slayer que conheci, nem foram os clássicos, foram dois discos da fase em que Paul Bostaph comandava as baquetas, mas que pra mim foram chocantes e causaram grande impacto na época, o Divine Intervention e o God Hates us All, achei tudo muito furioso, contestador e polêmico devido as temáticas violentas e anti-religiosas, a partir dali fiquei fanático não só pelo thrash metal, mas também pelo Slayer, o Chaos A.D. do Sepultura me deixa boquiaberto até hoje, mesmo depois de tanto tempo, foi o golpe definitivo pra mostrar o estilo próprio do metal feito no terceiro mundo e não poderia deixar de citar como outro grande responsável pelo meu gosto por esse estilo o Pantera, Cowboys from hell e Vulgar Display of Power dispensam comentários!!!

3 – O Guilhotina HC começou a organizar eventos criando uma nova cena juntamente com o Tragedy Garden e Invaders. Como você sendo uma participante do ”movimento” na época enxerga essa ebulição da cena em nossa cidade?

Evandro: Acredito que naquele momento vivemos o auge do negócio, uma fase bem legal, que houve um apoio e participação significativa nos eventos e demais acontecimentos envolvendo as bandas, fico feliz por ter participado disso e por continuar a participar agora, essas bandas tiveram e tem um papel importante, pois além de criar a cena, tudo o que envolve o underground de Colorado é movimentado por elas, por intermédio de integrantes dessas bandas (Guilhotina e Tragedy principalmente) é que a galera de Colorado teve a oportunidade de ver outras bandas da região tocando por aqui em eventos com uma proposta voltada para nossa cultura, por isso sou grato a esses caras, por serem pioneiros nesse sentido também. Cito estes momentos como o auge da cena, porque obviamente hoje estamos numa fase de declínio infelizmente,  o que se deve principalmente a falta de atitude de alguns e de união da maior parte, mas nem por isso vou desanimar né, a jogada é continuar a apoiar essas bandas e juntos tentar mudar essa atual condição.

4- O Anistia HC foi uma experiência muito interessante e inaugurou a primeira edição do Futty Rock fest. Como você encara esse projeto nos dias de hoje, você acredita que o Anistia Hc deixou sua marca no underground de Colorado?

Evandro: Acredito sim que deixamos nossa marca, a proposta do Anistia era muito boa, pena na época eu estar saindo da cidade, mas gostaria de ter levado esse projeto mais longe, tínhamos um repertório muito bom, um grande tributo ao punk rock nacional, acima de tudo pra mim, foi um grande aprendizado, tanto na parte de saber como é fazer parte de uma banda, quanto no prazer de tocar as músicas que curtíamos, e no que diz respeito a como eu encaro tudo isso, só posso dizer que tenho muito orgulho de ter feito parte desse lance, pois foi uma parada feita entre amigos, sem brigas , nem intrigas, pura atitude e vontade de tocar, o que torna tudo mais visceral, enfim, tivemos nossa participação na história do underground local!

5 – Após o show do Anistia HC você morou por alguns anos em Manaus. Como é  o Heavy Metal em uma capital?

Evandro: Todos os lugares enfrentam os mesmo tipos de problema, em menor ou maior escala, mas fiquei surpreso com a cena que encontrei lá, a principal diferença entre  o underground daqui e o de lá, está na participação das pessoas, claro que dadas as devidas proporções, já que estamos falando de uma capital, mas resumindo, é muito bom, tem vários shows no decorrer do ano, nacionais e internacionais, e muitos lugares voltados para o público headbanger, quando eu queria sair pra tomar uma beer não precisava ficar ouvindo sertanejo. (rs)

6 – Você é um grande apoiador do metal nacional, quais bandas você destacaria no momento?

Evandro: Bom, como sempre costumo ressaltar, as bandas brasileiras nada devem em termos de qualidade às bandas gringas, ocuparia a página toda falando sobre isso, mas vou me ater a uma safra mais recente e destacarei os seguintes nomes, “Surra”, banda de hardcore/crossover violentíssima de Santos-SP, que tem um EP muito legal na praça, o “Bica na cara”, “Hibria”, banda gaúcha de Power metal, os caras já tem três discos lançados e vem obtendo ótimos resultados no mercado japonês, “Cursed Slaughter”, com seu recente “Metal Moshing Thrash Machine” uma porrada Thrash metal/Crossover como já entrega o nome do álbum, enfim existem mais uma infinidade de bandas que poderia citar, mas quem tiver interesse em conhecer mais a cena nacional, é só usar as redes sociais de forma útil, lá eu costumo encontrar muitas coisas desconhecidas e que merecem ser ouvidas.
7- Quais suas metas como colaborador do COLORADO HEAVY METAL?

Evandro: Bom, além de manter o propósito inicial do blog, que é divulgar nossa cena e nossa cultura, quero romper a barreira do ambiente virtual e em um futuro próximo organizar algum evento em parceria com as bandas que divulgamos fazer um lance mais multimídia, enfim, como se trata de um veículo de comunicação vamos exercer a função que fato nos cabe, disseminar nosso estilo de vida e mostrar do que realmente é feito esse movimento e que nossa cidade tem algo além de rodeio e bares sertanejos a oferecer. Existem muitas possibilidades e idéias a serem exploradas, e tenho intenção utilizar todas possíveis.

8 - Quais seus cinco álbuns favoritos?

Evandro: Pergunta ingrata essa, existe muita coisa boa por aí, minha opinião sobre essa lista pode até mudar semana que vem, mas fica aí a lista que me vem em mente hoje:
1° - Slayer – Reing in Blood
2°- Sepultura – Arise
3°-Pantera – Vulgar Display of Power
4°- Death – The sound of perseverance
5°- Exodus – Bonded by Blood
No momento são esses!

9 – Que álbum você indicaria para uma audição cautelosa, um álbum despercebido pela maioria?

Evandro: Bom, nesse quesito eu indicaria o Tiger Cult, uma banda meio esquecida, no momento está vivendo um hiato, que já dura bastante tempo, porém o debut álbum dos caras é definitivamente um clássico do metal nacional pra mim, Cold and Terrible(2004) é a minha indicação, disco super variado, Power/Thrash/ Heavy, uma grande mistura, mas feito com muito bom gosto e tocado de forma muito coesa, espero que a Marina Takahashi(Guitar) ainda tenha interesse em reativar esta banda, pois eles merecem reconhecimento.

10 – Obrigado Evandro, suas considerações finais.

Evandro: Gostaria de agradecer pela oportunidade de expor minhas idéias, agradecer ao Vitor Carnelossi pelo convite para participar deste projeto, que tem sido um imenso prazer fazer parte, e convidar a todos que participem mais ativamente de sua cena, apoiando iniciativas como a do Colorado Heavy Metal, apoiando as bandas locais e acima de tudo, curtindo um som é claro, espero poder contribuir pra que possamos fazer nosso underground crescer, continuaremos aí na luta!!! Keep it rock!!!!


Colorado Heavy Metal é:
Vitor Carnelossi - Design do Blog, Publicações e Editor Responsável (Heavy Metal Colorado)
Evandro Sugahara - Divulgações no facebook, Redator e Marketing
Marcão Avezedo - Colaborador e redator
Rodolfo Adriano - Colaborador e redator
 COLORADO além da ótica caipira... COLORADO além das imposições modistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário