domingo, 30 de junho de 2013

HOLDER - DE MARINGÁ PARA O BRASIL LEVANDO A BANDEIRA DO METAL EXTREMO


Falar sobre o Holder é citar um referencial do metal extremo paranaense, pioneiros da nossa região, de extrema importância para o underground do interior, tanto musicalmente falando pela sua influência, quanto pela representividade da banda junto ao cenário nacional, tendo discos lançados e distribuídos mundo afora e realizado turnês de abrangência nacional.
Os caras estão na estrada desde 1999, praticando seu Brutal Death Metal impiedoso sem se render a apelos comerciais, tendo como itens de sua discografia o saudoso  "Merciful Scourge" (2001), e o excelente "Eternal Flame"(2007), vale citar que na tour de promoção deste último disco, tive a oportunidade de vê-los se apresentar em Manaus-AM, onde morava na época, no festival Extremo Norte em setembro de 2007, fiquei muito orgulhoso de ver uma banda da minha região alcançando um público tão distante.
Enfim, como todos sabem, sou um grande entusiasta do metal nacional, ainda mais quando se trata de pratas da casa como é o caso do Holder, que tem todo o meu respeito, infelizmente a banda recebeu um duro golpe recentemente com o falecimento do baixista Laércio “Lord Holder”, uma perda lastimável para a cena underground como um todo, fica aqui o registro de admiração dos membros do Colorado Heavy Metal pelo Holder, e o nosso lamento por perder esta figura emblemática que foi o Laércio, esperamos que a banda continue trilhando seu caminho e estaremos sempre apoiando quem se presta a árdua tarefa de levantar a bandeira do metal no Brasil!


MERCIFUL SCOURGE (2001)


MERCIFUL SCOURGE (2001)

1. Merciful Killers
2. Inssurrection Luciferian
3. Warriors of Fire
4. Triumph of Steel
5. Lovers of the Evil
6. Immolation of Souls
7. Nothing to Lose
8. Sons of the Shadow
9. Apocalyptic Harvest

Muita sujeira e brutalidade imperam neste disco, em seu debut o Holder chegou mostrando a que veio, despejando nos auto-falantes o mais puro death metal, com todos os elementos que o estilo pede, muito peso e velocidade, a produção está um pouco abaixo da média, o que não compromete a audição, lançado através da Mutilation Records, este é um lançamento de respeito, já demonstrando o grande potencial que os caras possuem. Destaque absoluto do disco pra mim, sem dúvida é “Apocalyptic Harvest”, não recomendado a ouvidos despreparados.


Eternal Flame (2007)

1. Eternal Flame
2. Time of Crucifixion
3. Black Evil
4. Deathlords
5. Infernal Abomination
6. March of Faith
7. Prisoner of the Mind
8. Dethroned God
9. World in Desolation

Não tenho ressalva em falar que este é o meu disco preferido do Holder, e um dos meus favoritos de death metal nacional, lembro de que comprei esse disco em um show com o Laércio, e não me arrependi, há uma latente evolução em relação ao “Merciful Scouge”, tanto em termos produção como de composição, e ao vivo essas músicas soavam desgraçadamente matadoras, curte metal extremo? Item obrigatório!!! Destaques? Tem muitas faixas fudidas aqui, mas eu deixo como destaque “Black Evil”, ouça com moderação!!!


Pra quem não conhece o som do Holder ficam aí algumas formas de ter acesso:



Confiram também o vídeo clip de “Morbid Hell”:

(N.E. A faixa “Morbid Hell” faz parte de um terceiro disco do Holder, sobre o qual não consegui muitas informações, por isso não foi comentado na matéria, mas deixaremos isso pra quem sabe uma entrevista com os integrantes da banda, que poderão dar detalhes mais aprofundados)


Evandro Sugahara

Nenhum comentário:

Postar um comentário