domingo, 2 de junho de 2013

SEÇÃO - O ÁLBUM QUE MUDOU MINHA VIDA! - COM RODOLFO SANTANA

Por Rodolfo Santana....
Rodolfo Santana
Em um passado não tão distante, quando eu começava a curtir e à aprender o que era rock, sempre procurei levar uma vida normal... jogava bola, as vezes andava de sk8,estudava, e isso me colocava em contato com pessoas de diferentes estilos e gostos musicais, porém eu encontrei a sonoridade que mais me agradava em bandas como CPM22,Raimundos,Charlie Brown Jr. ,Planet Hemp, O Surto, Tihuana... Essas bandas que faziam mais sentido por levarem um som cheio de energia, com o espirito de juventude que clamava por liberdade naquela época.
Destas bandas somente o Raimundos eu procurava um “algo a mais”, porém naquela tempo, não existia internet e tudo era muito escasso de informação, principalmente para mim que não conseguia encontrar os meios para estar em contato com noticias e tal da banda.
CDs originais do Rodox na  coleção de "Plays"de Rodolfo
Mas foi ali por 2002/2003 num período em  que Linkin Park, Evanescence, Limp Bizkit, Korn e S.O.A.D. começaram a fazer mais o meu gosto musical e a explodir na mídia, que o amigo e companheiro de sala de aula na escola, Evandro que é moderador do blog me mostro uns sons mais “extremos” como Slayer,Pantera,Korzus,Biohazard... De cara fiquei meio espantado, pois até então Thrash Metal para mim era CPM22 (hahahaha)... Mas peguei os CDs e levei e para curtir em casa, e achei legal, mas não foi algo que me cativo. Soava muito agressivo e ríspido, e não era algo que procurava naquele momento. Num outro dia combinei de devolver os CDs para poder garimpar mais alguns plays, foi ai que o Evandro me mostro um som diferente, e que aquele sim foi o divisor de águas pra mim. O primeiro play do Rodox intitulado Estreito. Rodox é a banda do ex-vocalista dos Raimundos e meu chara, Rodolfo Abrantes. A banda era muito mais pesada que os Raimundos, com músicos muito superiores tecnicamente falando, e tinha como proposta, em suas letras um certo tom de desabafo em relação a situação que o vocalista passava e uma mensagem mais séria relatando experiências de vida, dando uma ideia positiva e impactante. Me lembro que o primeiro som que ouvi, foi uma musica que se chama “Cego de Jericó”, que trata de um trecho bíblico e tals, porém cantado e tocado num hardcore que me fez realmente parar e prestar a atenção naquilo que estava ouvindo. Falar dessa banda pra mim é fácil e difícil ao mesmo tempo, vem muitas coisas a serem compartilhadas e as vezes faltam palavras para explicar o que sinto. O Rodox lanço 2 CDs, o segundo leva o titulo homônimo, pois agora sim a banda tinha uma formação fixa e realmente funcionava como tal, e não como apenas só um dando as cartas. Esse segundo CD pra mim é melhor, mais bem produzido, com canções mais melódicas e trechos que grudam na cabeça, mas o primeiro CD (Rodox – Estreito) me fez abrir os olhos e a cabeça para outras vertentes do rock. Foi um CD que me apareceu na hora certa, naquele período em que temos que crescer  e amadurecer em todos os sentidos, e a “zoeira” e as loucuras começam a perder a graça. Sem falar na mensagem que o CD inteiro trás... Musicas como “De Uma Só Vez” , “Dia Quente”, “Olhos Abertos”, “Horário Nobre” e a própria “Cego de Jericó” rolam quase que diariamente no meu som desde aquela época. Tenho muito carinho por essa banda e por esse álbum , sem duvida alguma fez muito sentido pra mim, pelo momento espiritual ao qual eu passava e veio como um bom “instrutor” de certa forma, com suas letras me mostrando outras perspectivas de vida e tals... Na parte de sonoridade me fez perder o medo em relação aos sons mais pesado... Talvez eu não tivesse chegado até aqui se não tivesse conhecido o Rodox. Infelizmente eu nunca consegui ir a um show deles, visto que a banda duro apenas 2 anos, encerrando suas atividades em cima de um palco no meio do show no ano de 2004.
O fato é que o Rodox mesmo com tão pouco tempo e com apenas 2 CDs, ao meu ver, conseguiu deixar sua marca, mesmo que de leve no rock nacional. Vale a pena escutar, e prestar a atenção. A musica mexe com os sentimentos das pessoas... As vezes procuramos respostas nelas, e outras vezes nem nos importamos com a mensagem que ela está passando, as vezes ela pode fazer muito sentido e em outras é só um ritmo legal. Rodox PRA MIM conseguiu colocar e passar uma “ideia certa” em uma sonoridade que eu nunca me canso de ouvir.

Colorado Heavy Metal


2 comentários: