domingo, 4 de agosto de 2013

RAIO DE SOL - PIONEIRISMO NA MÚSICA EM COLORADO

Em um passado bem distante, escondidas nas frestas do tempo, enterradas no mais profundo porão do esquecimento, existem historias para serem contadas e divididas. Nos longínquos meados de 1970 existiu uma banda em Colorado chamada “Raio de Sol”, e incrivelmente sem saber o que faziam, tocavam rock.
Na foto - Raimundo (Teclado), Gerson (guitarra), José (Baixo e Vocal), Canário (guitarra e Vocal)
Tudo teve inicio na tradicional família Carnelossi, pioneira na colonização da cidade, desde as derrubadas de matas até a construção a estrutura primária de nosso município. Os irmãos Carnelossi (Raimundo, José, Gerson, Luiz) após uma criação com bastante contato como os parentescos músicos e instruídos pelo seu avô João Carnelossi começaram desde cedo a exercitar a musicalidade em instrumentos como o acordeão e violão. João Carnelossi era um “afinador de sanfona”, pessoas de lugares distantes vinham até Colorado para afinar esse instrumento, no qual dizem ser extremamente complexo para sua manutenção.  Assim os irmão citados acima começaram a pegar gosto pela música. João Carnelossi tocava bailes pela região de colorado com seu acordeão e sempre dizia ser perseguido por onças, que eram comuns e em nossa região tomadas por uma mata densa antes das derrubadas,  ele se protegia sempre das onças ascendendo um fosforo entre as trilhas que levavam as colônias que tocava. As onças pelo que consta tem bastante medo de fogo, por isso não se aproximavam. É muito louco pensar que isso realmente acontecia por onde hoje vivemos “urbanizados” e conectados as tecnologias diversas.
Após essa breve introdução no pioneirismo musical nos primórdios da antiguíssima Colorado, que resgata o nome de meu Bisavô (Vitor Carnelossi que vos escreve), chego aos primórdios da banda “Raio de Sol”. Uma banda que saiu da roça para o rock!
Após uma noitada tocando,  Raio de Sol, com Samuel de azul na esquerda.

Meu avô Ângelo Carnelossi na década de 70 era um médio produtor de café que com sete filhos trabalhando sem o amparo de leis trabalhistas lucrou muito bem! Na colheita de café, com bastante grana sobrando e sabendo das aptidões musicais de seus filhos colocou duas opções de escolha para eles fazerem: A primeira era um FUSCA novinho em folha, o outro uma banda com todos os instrumentos e equipamentos para tocarem bailes, obvio que escolheram a segunda opção, mesmo sem noção nenhuma de como gerir o presente.
Em uma época que  em que a “Jovem guarda” estava em evidencia  justamente pela influencia avassaladora  dos Beatles,  o tropicalismo mostrava seus híbridos como bandas tipo “A Cor do Som” e o Rauzito estava em pleno vapor, meu avô partiu para Presidente Prudente juntamente com Sidinei Gil (sim ele mesmo), comprar o equipamento, quase todos das marcas Staner, Giananni e Gope, além dos instrumentos meu avô também comprou uma Perua Kombi e a entupiu com novidades. Realmente acho que deve ter sido fantástico a chegada de tudo isso em um sítio cheio de pessoas sem acesso nenhum anteriormente a esses equipamentos. Após alguns testes com uma galera, de Presidente Prudente veio o cara que iria estruturar a banda, um tal de Samuel, que na sua bagagem trouxe muitos discos de vinil de bandas como Nazareth, Beatles, Rolling Stones, Creedence...isso foi o diferencial para a banda tocar rock!
No período que a banda este em atividade eles tocaram em muitas cidades e eram muito bem recebidos, sempre priorizando as músicas “internacionais”, como chamavam o rock da época, cantadas pelo guitarrista Samuel. Além dos irmãos Carnelossi  e Samuel também participava da banda o Guitarrista Cláudio “Canário” e um tal de Russo Vocalista. Também seguindo a “veia” da Jovem Guarda rolava muito The Fevers, Pholhas, Os Incríveis,  entre outros artistas.
José Pedro Carnelossi, com o Giannini 4 cordas que  esta na familia até hoje. 
Meus tios e meu pai, que era baixista, nunca tiveram muita noção do que tocavam, simplesmente executavam de maneira muito natural, sem o conhecimento necessário pra evidenciar as musicas as bandas que tocavam ou músicas. Suponho as musicas que tocavam porque meu pai cantarolava algo ou fazia algum acorde no baixo quando relembrava o passado. A banda era de baile e não propriamente uma banda de Rock, mais como existiam algumas músicas no repertório que eram rock n´roll, isso tornava a banda diferente para muitos que se impressionavam com a energia vibrante desse som guiado pela guitarra. Toda minha relação com a música nasceu da inspiração que o “Raio de sol” proporcionou em relatos de meu pai e da historia da minha família tem com a música. Achei  interessante contar esse fatos e concretiza-los, pois  é algo muito pioneiro em nossa cidade contaminada pelo conceito que rodeio é a única coisa que se teve por aqui.  Deu trabalho pra sintetizar tudo isso em um pequeno texto, mais a tarefa de salvar memorias do Rock n’ roll de nossa Cidade mais uma vez esta concluída!

Vitor Carnelossi - COLORADO HEAVY METAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário