domingo, 15 de dezembro de 2013

DICAS HEAVY METAL - MORTEN VELAND


O BLOG COLORADO HEAVY METAL  durante essas ultimas semanas por causa da correria e das precipitações do final de ano esteve um pouco em falta na postagem de matérias, mas estamos com bastante material pra sair e procurando novas maneira de retratar nossa cultura underground. Hoje acompanharemos uma matéria bem legal do nosso amigo e colaborador Marcão, fica uma dica legal para que curte um som mais "dark". Marcão não esconde a condição de  entusiasta de Morten, não é pra menos pois artisticamente se trata de um músico fenomenal. Em se tratando de referências, podemos dizer que em sua empreitada no TRAGEDY GARDEN,  Marcão foi totalmente tomado pela visão sombria desse músico norueguês. 
(COLORADO HEAVY METAL)


por Marcão Azevedo...

 MORTEN VELAND



Nos confins da longínqua e gelada Noruega, país conhecido por duas estatatísticas que chamam a atenção (país com uma das melhores condições de vida para as pessoas no mundo; país com um dos maiores índices de suicídios do mundo – o sol  lá não aparece todo dia.........) existe um músico que solitariamente vem desmonstrando uma capacidade ímpar de conceber projetos bem sucedidos.

O músico em questão é Morten Veland.
A seu modo, em que pese os desafetos, por onde passou deixou um grande trabalho( refiro-me ao Tristania) e ainda executa um trabalho digno de elogios com o Sirenia e com o Mortemia.


No Tristania, elevou a banda a patamares de primeiro escalão dentro da linha que para alguns era doom, para outros atmosférico, mas conceitos não importam quando inicia-se a audição de Widow´s Weed.....o ranger de uma porta pesada anuncia uma seqüência de música cinzenta de melhor qualidade, iniciando por EvenFall, emendando com Pale Enchantress e sua orquestração e teclados que soam como locomotiva avassaladora, e então percebo o Sirenia já com vida, dentro do Tristania, na faixa Angellore.
Em entrevista pós-Tristania, Morten Veland disse que tudo ia muito bem na banda, até que o tecladista e o baterista descobriram que poderiam ganhar dinheiro com direitos autorais. Segundo Morten, o clima ficou insustentável, e o criador de pérolas como Angina, do cd anterior, abandona o Tristania em pleno apogeu mundial.
Quem perdeu?? O Tristania, sem dúvida. O que Morten fez sozinho no Sirenia e Mortemia o Tristania com mais de 05 músicos em sua formação nunca mais conseguiram.        Tornarem-se apenas mais uma banda. Alimentam-se das sobras e das sombras deste gênio dos arranjos cinzentos e das orquestrações com timbres únicos.
Ao lançar At Six and Sevens (tudo junto e bagunçado – em português) Morten Veland escancara de vez a condição de mestre do doom/góthic/atmosférico com letras e arranjos estupendos, onde a guitarra, mais presente, divide espaço com corais orquestrados e linhas hipnóticas de violinos e piano. A faixa que leva o nome do álbum é um  atestado de quão letal pode ser uma proposta, pois contém todas as estruturas de extremo bom gosto que somente os monstros conseguem. Vale ainda destacas faixas como Sister Nightfall, In a Manica e Lethargica como amostras mais que ótimas da proposta sufocada em sua banda anterior. Mortem lança a seguir mais 03 álbuns com o Sirenia. A exemplo do primeiro, 100% do álbum é se sua autoria, gravando todos os instrumentos, inclusive. Possui uma formação que o acompanha ao vivo nas turnês e festivais mundo afora.

Autor inquieto, encara outro desafio, nominado Mortemia.  Ouça The One I Once e ouvirá a continuidade de um trabalho constante e em contínua mutação.
Convido você, caro leitor, a conhecer este grande autor. Conclusões?? Não se preocupe com elas, nem com rótulos, pois Morten Veland neste momento está enfiado em algum estúdio nos preparando novas surpresas, novos conceitos.
Um GRANDE abraço!!
Marcão Azevedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário