quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ENTREVISTA COM FÁBIO ANDREY - THE MIST / INSANITY

O Blog COLORADO HEAVY METAL foi formulado no início para colocar nossas bandas, ações e memórias em um ambiente onde através dos mecanismos de pesquisa fosse possível alguém ver que nessa pequena cidade reside também o Underground. Não demorou muito, através de colaboradores e amigos começássemos a colocar algumas bandas e músicos que gostamos em algumas matérias. Foi em uma matéria dessa feita para somar a história do grande, porém  “fora de catálogo” THE MIST que  eu tive o prazer de conhecer Fábio Andrey. Com muita educação e humildade simplesmente esse cara entrou em contato conosco nos revelando ter sido guitarrista do THE MIST e frontman do INSANITY, banda “cult” do cenário nacional e conhecida internacionalmente.  É com muito prazer que hoje entrevistamos Fabio, deixando em aberto para algum navegante da grande rede a busca de informações sobre essas banda tenham essa entrevista para saber como anda e o que pensa esse pioneiro do Heavy Metal no Brasil, hoje residindo na França, em uma cidade que prefiro não tentar escrever  rsrsrsrsrsr.... Ahhh... dei uma errada quanto a turnê que o Fábio fez com o The Mist, mais não editei... Afinal nossa galera apenas gosta de um bom pate-papo!
Muito Obrigado Fabio por sua contribuição, um grande abraço em nome de todos os fãs de INSANITY E THE MIST e em especial do COLORADO HEAVY METAL!

Fábio Andrey - 2014
1 – Fabio, conte para nós começou a sua Trajetória dentro da música. Como você começou a curtir Rock / Heavy Metal?
Eu comecei a ouvir musica”pesada” rock em geral la pelos idos de 1982 com o creatures of the night do KISS... em 1987 eu era vizinho do vocalista da banda Anesthesia (manaus) e estudava com a irmã dele…foi dai que começou meu interesse em tocar. O anesthesia nesse mesmo ano abriu para o sepultura e tinham um grande nome na cena local, eles ate chegaram a ensaiar em minha casa (mas a vizinhança não gostou muito)
Nesse mesmo ano formei minha 1ª banda o Devastor que praticamente tocavamos so covers… fizemos somente duas apresentações , que me marcaram muito: 1ºpor ser minha estreia em palcos e 2º porque eram os anos 80 a decada do Boom do Metal….
No fim de 88 mudei de bairro e lá conheci o marcelo sanches e o irmão dele e fizemos o embrião que hoje é o Mystical vision (na epoca se chamava executor).

2 – No longínquo ano de 1990 o Heavy Metal no Brasil ainda gatinhava, no entanto você já estava integrando o INSANITY lançando a Demo Tape “ In Search of Reason”,  como era integrar uma banda de Heavy Metal nessa época?
Era muito toscos (rs) o Insanity era de fortaleza , mudei pra lá em 1990. Sai de Manaus (zona franca) onde tinhamos mais recursos de equipamentos e em fortaleza era tudo “nas coxas” o que valia era a força de vontade. Mas por outro lado a gravação da demo foi feita em um otimo estudio que contribuiu muito com a qualidade sonora ( para a epoca)

3 – Fora do eixo Típico do Metal nacional, São Paulo e Belo Horizonte o INSANITY  surgiu em Fortaleza /CE, você acredita que isso provocou uma sonoridade diferenciada  nas composições  da banda,  pois  pesquisando algo antigo da banda em “Cryogenization” caminhava ao Death com mais peso e “groove”, distante da sonoridade mais ríspida das bandas de BH...
Bh influenciou muito o resto do Brasil…BH era a bay area brasileira, muita coisa boa vinha de lá. O insanity na epoca alem das influencias de BH , tinha muita influencia da Bay area (forbidden, metallica) e do death metal da florida (death) e pegavamos um pouco de tudo e botavamos mais nossa cara. Alem de no nordeste ter excelentes bandas de death metal como headhunter e o obskure.

Phobia é considerado um Clássico Nacional, vanguardista na mistura de elementos
do Metal Industrial 

4 – O CD de estreia do INSANITY  “Phobia” pode ser considerado um clássico nacional, tanto que foi relançado e esta novamente a venda. Passado tantos anos, como você  analisa esse trabalho que contou com sua guitarra e voz estando  até hoje no interesse do público?
Eu fico realmente feliz… pois foi uma epoca dificil, sofriamos muito desse”preconceito” de não ser do Eixo do mal…. Alem da velha desconfiança dos “bangers” do nosso estado. 20 anos depois acho que estamos tendo um reconhecimento (mesmo que tarde).

5 – Nesse período em que o INSANITY estava em pleno crescimento, você recorda-se de alguma banda em que dividiram algum show em especial?
Tocamos com os grandes da epoca: Dorsal, the mist, genocidio, sepultura, rottin christ e muitas outras

Foto de Divulgação do CD PHOBIA
 6-  O INSANITY carrega o título de ser uma banda pioneira por adicionar elementos  de “Metal Industrial” no Brasil. Na época quais eram  as referencias em buscar uma nova sonoridade para banda?
Isso veio mais do George(baixista) ele escutava muito ministry, neurosis.. eu tambem gostava , acho que todos gostavam e foi facil ir por esse lado

7 – Após esse CD você saiu da banda, o que aconteceu?
Eu sai porque fui convidado a tocar no the mist

8 – Qual sua opinião sobre o CD “Mind Crisis” ?
Acho um disco muito foda, não gosto muito dos vocais…mas acho um disco muito a frente do seu tempo.
Ainda participei das composições e a capa sou eu heheheheh

Gottverlassen  Tour
9 – Como se deu a sua entrada no  The MIST?
No lançamento do phobia nos tocamos com o the mist em fortaleza foi ai que conheci os caras… meses depois o cassiano(vocal) veio passar ferias em fortaleza e nos tornamos amigos.
Eles me viram tocando e em uma conversa informal com ele eu disse(se precisar de uma segunda guitarra to aqui)
Um mês depois eles me ligaram e falaram para eu tirar as musicas (25 no total) duas semanas depois eu já estava em são paulo ensaiando.

10 – Justamente nessa fase o THE MIST seguia uma linha composições com bastante elementos Industriais, pelo seu trajeto com o INSANITY isso facilitou seu e ingresso na grupo?
Quando entrei eles já estavam deixando o lance industrial… foi facil pra mim pq eu já era fã da banda …tirei rapido as musicas com um mês já estavamos tocando, meu 1º show com eles foi em vitoria com o siecrist do meu grande amigo adriano scaramussa.

11- Quais as experiências em tocar ao vivo com uma com a história do THE MIST até então?
Foi meio que surreal heheheh ta dividindo o palco com o jairo e o cristiano foi muito foda.
Mas o melhor para mim eram os ensaios… tocar velhas musicas com eles foi um sonho realizado
Uma vez tocamos bestial devastation, troops of doom e morbid vision (rs) o jairo não lembrava e eu passei as musicas pra ele e eu disse : to te passando tuas musicas vê se decora (rs)

Show em Santo Anastácio / Gottverlassen Tour

12 –Na Turnê do "Ashes to Ashes, Dust to Dust" a galera de Colorado-PR foi em um show em Santo Anastácio – SP onde  a galera ficou extremamente empolgada com a performance da banda, após tantos anos você lembra da empolgação com que a galera, em especial de Colorado?
Foi na tour do gott isso… pra mim  foi o melhor show que fiz com o the mist… tudo estava perfeito, grande publico!!
A galera de colorado foi uma coisa mais de amizade não de fã…me identifiquei muito com eles e nos tornamos amigos, almoçamos juntos tiramos fotos e quando tocamos eles estavam na minha frente ao lado do palco , me dando apoio (isso não esqueço jamais)

13 – Digo isso, pois após esse show , o pessoal aderiu a banda e sempre continuou escutando o som, e isso passa de geração para geração. Após esse show eu (Vitão) , e outros que surgiram depois de mim, mesmo nunca tendo visto a banda ao vivo, continuam a curtir THE MIST...
Show em Santo Anastásio - Fotos Peru
Fico mesmo honrado… foi uma pagina inesquecivel na minha vida… grandes amigos!!
14 – A banda encerrou as atividades de certa maneira precocemente , li alguns comentários  que havia planos para uma segunda parte do "Ashes to Ashes, Dust to Dust", isso é verdade, vocês já tinham material composto?
Estavamos começando, mas nada de concreto…

15 – Hoje você reside na França e não me arrisco a dizer o nome da cidade (hehehehe), você mantem contato com o pessoal do INSANITY e THE MIST, existe algum horizonte futuro para alguma reunião?
A cidade é malesherbes (heheheh) eu tenho cojntato com todos…. Talvez um dia quem sabe.
Do insanity falo muito com o george e o bruno o alberto não gosta de rdes sociais(hhehehehe)
Eu falo com toda a familia the mist com exceção do cassiano(já não falo com ele a 18 anos)
Falo muito com o aldrin (filho do cristiano) que é baterista igual ao pai  no GOVERNATOR INSANE com a mãe dele tambem a Vanda Guimaraes (a maior fotografas de bandas do Brasil)
O cristiano tambem não gosta de redes socias e falo quando da com o Jairão

Fabio Andrey (INSANITY - THE MIST)

16 – Você  até me enviou algum material que você esta compondo para um futuro projeto e eu achei bem interessante, quais seus planos futuros em relação a música?
Isso!! To com dois projetos… 1 é o into the storm que to fazendo tudo sozinho, é mais pra
Compor e fazer o que quero  e gosto.
O outro é o front line terror com um grande amigo de fortaleza o Paulo  (wide open mind) é um projeto de Hc e metal e vai ter participação de uma galera :leo Mamede(a trigger to forget), marcelo sanches (mystical visio) e outros

17 –  Gostaria que você listasse seus álbuns favoritos!
Meus albuns favoritos …vou fazer o top 5
1 Sepultura- Schizophrenia   
2 slayer - Reign in Blood
3 korn- korn
4 soulfly – dark ages
5 seputura - roots

INSANITY - Do Nordeste do Brasil para o Mundo
Fábio: Vocal/Guitarra
18 – Gostaria de agradece-lo por sua participação em nosso  humilde Blog, tenho certeza que esse material será lido por outros admiradores  de bandas que participou, deixo o espaço aberto para suas considerações finais!
Bom … eu que agradeço pelo apoio e espaço pra contar um pouco da minha historia no metal… resumida mas objetiva (rs)

Obrigado a todos de colorado…prometo que um dia vou ai visita los . grande abraço!!

Por Vitor Carnelossi

6 comentários:

  1. Muito bacana, realmente Fabio Andrey tem grande talento e muito futuro!!!

    ResponderExcluir
  2. Espantado como a gente conseguiu de certa forma expandir o blog até um cara tão importante da "cena underground" brasileira... parabéns pro blog e parabéns para a matéria!!!

    ResponderExcluir
  3. Massa , THE MIST em Santo Anastacio com certeza foi um dos melhores shows q eu vi (Eduardo)

    ResponderExcluir
  4. animal a entrevista , parabens a esses grandes representantes do metal de fortaleza , parabens meu grande amigo Fabio, Adriano (Ex Siecrist ) Boas lembranças do Siecrist e The Mist no ES, seu 1 show com The Mist . Congratulações meu irmão.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela matéria Vitor!!! Realmente foda poder ter grandes nomes figurando em nosso blog, o metal nacional é realmente muito rico de talento e um campo fértil pra explorarmos em nossas matérias aqui no Colorado Heavy Metal!!!

    ResponderExcluir
  6. Edson Flávio de Carvalho2 de março de 2021 às 10:03

    Vitão e Fábio, eu estava no show em Santo Anastácio, tenho várias fotos desse show, com o Fábio inclusive. Ainda hoje me lembro com euforia daquela noite, um dos melhores shows que já assisti, não só pela qualidade do The Mist, além do ótimo álbum que estavam em tour, mas também por todo o evento em si, almoço junto com a banda, beers que tomamos na rua da cidade, e o Fábio foi mais do que gente boa, foi parceiro naquela noite. Parabéns pela matéria Vitão. Parabéns ao Fábio, stay heavy.
    Abraço a todos.
    Tiquinho.

    ResponderExcluir