domingo, 8 de março de 2015

ROBERTINHO DE RECIFE X METALMANIA


Se você pesquisar a obra do guitarrista Robertinho de Recife, terá algumas surpresas. Instrumentista dos mais conceituados no mercado da música popular brasileira, esta fera conseguiu em sua trajetória transitar por musicalidades extremamente diferentes, sempre com ótimos resultados,  provando que é um músico na acepção da palavra.
Eis que nos idos de 1984/85 este cara incendiava os auditórios da Band, e do velho Chacrinha na Globo (sim, um dia ela prestou......) além de festivais ao ar livre liderando o Metalmania, banda que mesclava um heavy/hard tupiniquim de altíssima qualidade, detonando moshs e quebrando tudo bem dentro da atmosfera da bandas gringas da época. A faixa homônima Metalmania traduz todo o vigor da proposta, com os vocais dobrados e o refrão com o chimbau marcando com peso de 01 tonelada provocando inevitáveis chacoalhadas de cabeça. Quem viu estes caras naquela época, se se ligou no que representava aquilo, tem com certeza um tesouro guardado na memória, pois o material disponível desta banda na net é de péssima qualidade. Sorte de quem viu, e se ligou.

A versalidade de Robertinho de Recife contribuiu ainda com projetos interessantes e curiosos. Destaque para a música O Elefante, produzida para um especial infantil dos anos 80, além de fundador do Yahoo, banda brasileira que ficou muito conhecida pela versão de uma música do Def Leppard – Love Bites/Mordida de Amor. Se você já ouviu o cd duplo Antologia Acústica do Zé Ramalho e leu o encarte, descobriu que o produtor é Robertinho de Recife. Um dos discos mais aclamados da história recente da música brasileira. Se sobrar tempo, ele ainda toca como guitarrista solo para músicos como Fagner e outros, sempre dando um toque de peso ao vivo. Não é pra qualquer um.
Deixo aos leitores do blog um trecho de Metalmania, acompanhado da satisfação pelo contato e oportunidade de comentar sobre um valioso capítulo do rock no Brasil :
´´....É Metalmania.....que me deixa doido......rock na cabeça.....é o que gente quer...´´


Por Marcão Azevedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário