quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ARTISTAS POP E SUAS FAIXAS HEAVY METAL.......É ISSO MESMO??????

Uma caixinha de surpresas o infinito e maravilhoso universo da música, não é mesmo?
Tempos atrás o guitarrista Vitor Carnelossi me visitou, e percebi sua surpresa quando mostrei para ele uma das faixas destacadas abaixo. Alguns artistas em dado momento colocaram um ´´peso extra´´ em alguma faixa específica, que compartilho com vcs leitores a partir de agora:


-GILBERTO GIL (ROQUE SANTEIRO – O ROCK) – esta foi a faixa que mostrei ao Vitor. Não associe Roque Santeiro à novela dos anos 80, nada a ver. Lançada em 1985, os primeiros 30 segundos desta música traz a introdução e um pequeno solo de guitarra de ninguém menos que Sergio Dias (Mutantes).  Com inteligência, Gilberto Gil navega na praia do rock com uma letra que homenageia várias bandas e artistas que militavam uma atitude mais rock naquele período. A guitarra pesada do Serginho Dias trampa durante toda a música.  Prestem atenção na última frase do Gilberto Gil, para o Serginho, quando guitarra e batera começam a marcar o corte final.


-ULTRAJE A RIGOR (PRISIONEIRO) – esta música tem o vocal do Maurício Defendi, baixista da banda na época, e na minha opinião, é a faixa-referência quando vejo ou lembro desta banda. Era um músico com atitude heavy metal, a ponto de bater cabeça até em programa de auditório de tv. tempos depois, fora da banda, mudou para os Estados Unidos e tocava numa banda heavy de lá. Diferentemente da conhecida proposta irreverente e irônica da banda liderada pelo Roger, Prisioneiro é pesada, contestadora, acusadora, um  tremendo de um som que passou despercebido sufocada pelas faixas mais comerciais que a própria banda emplacava nas rádios. Faz parte do álbum Sexo!

-RITA LEE (ON THE ROCKS)  -  gravada em 1983, a guitarra do marido Roberto de Carvalho mais o instrumental da banda americana Toto, esta música, com a impostação vocal da Rita Lee, provoca uma atmosfera muito legal. Percebe-se nitidamente a influência dos timbres usados à época,mas em momento algum tira o brilho e o peso desta música. Faz parte do álbum Bombom.
E tem mais – confiram Declare Guerra do Barão, com o baixo pulsante do Dé, além de Rock Estrela, do Léo Jaime, feita para um filme em 1985( a intro de teclado  e  o peso da guitarra é muito interessante).  Preste atenção no trampo de guitarra do Rogério Meanda  nas faixas Exagerado e Medieval II do Cazuza.
Fica a dica!
Valeu!!!


Marcão Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário