domingo, 8 de novembro de 2015

HAMMERFALL: LEGACY OF KINGS – QUEM DISSE QUE O METAL MORREU?????


Lembro-me como se fosse hoje.......vivia um momento particular de grande correria, trabalhando/morando longe da minha cidade, e ao mesmo tempo o Tragedy Garden encarava uma série intensa de ensaios que visavam a gravação de  Enemy Time.
Num desses finais de semana atropelados deste período, meu amigo Umberto (sim- sem H) Calegari me mostrou o CD do Hammerfall – Legacy of Kings.
Ao escutá-lo, confesso que, ao mesmo tempo que não acreditava no que ouvia, uma dúvida já me ocorria: como uma banda, em plena época de guitarras nervosinhas e bandas pula-pula, assumiu o DNA do metal legítimo, bebido nas fontes e inspirações mais sagradas que só os bangers conhecem?  Como uma mesma banda conseguiu um vocal soberbo, com guitarras que soavam lâminas cortantes, backings que anunciavam a marcha avassaladora do heavy metal e bumbos que eram uma verdadeira ameaça à pescoços desavisados?


Os suecos do Hammerfall conseguiram isso. Um disco estupendo, desde sua capa maravilhosa , passando pela viagem ao berço do Metal, sem contar a execução soberana de cada petardo do cd.
Uma nota interessante, que certa vez li numa entrevista da banda:  o baterista que gravou este disco é Jesper Stromblad (muito bom, por sinal) e chegou a acompanhar a banda em alguns shows ao vivo na Europa, por ocasião do lançamento do álbum. A banda, porém, percebia o claro desconforto do Jesper durante os shows e no contato com os fãs, pois era um exímio baterista de estúdio, com baixíssima empatia em outros ambientes. Assume então as baquetas Anders Johansson, de 1999 a 2014.
Quanto às musicas que compõem o cd, o que dizer de At The End of the Rainbow, Legacy of Kings, Dreamland, entre tantas?

Sim, a banda passou por mudanças na sua formação ao longo de sua vitoriosa carreira, mas Joacim Cain e Oscar Dronjak continuam sua batalha, liderando um exército de defensores do heavy metal ao redor do mundo.
Podemos contar com você??
Um GRANDE abraço!!


Marcão Azevedo.

Um comentário:

  1. Disco foda! o Hammerfall foi responsável por uma nova onda do metal tradicional!

    ResponderExcluir