quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ENTREVISTA BANDA MATTILHA

Infelizmente por uns motivos técnicos acabei perdendo o timing pra publicar a entrevista com os caras da banda Mattilha, no entanto como recuperei o material achei justo tirar da gaveta e colocar no ar, até porque o papo foi massa e o som dos caras é de primeira, entrevista realizada no final de Agosto e começo de Setembro, conheçam o rock n’ roll da cachorrada e apoiem a cena independente nacional, valeu!



Vocês estão na estrada desde 2010, com certeza devem ter muita história para contar, então primeiramente gostaria que vocês descrevessem a jornada da banda desde sua formação até o lançamento de seu primeiro full, “Ninguém é Santo” em 2014.
Gabriel - De 2010 até o meio do ano passado a banda teve algumas mudanças na formação. O início foi com quase todos integrantes no bairro da Pompéia, se conheceram daquele jeito clássico de trombar 'na zueira' pra fazer um som com amigos e o lance foi ficando sério. Eu (Gabriel) entrei na banda no início de 2013, vão fazer 3 anos agora, conseguimos nos consolidar desde então e manter o time firme pra pegar a estrada e lançar vários trabalhos...No início mesmo de 2013 lançamos o 1º single que foi 'Noites no Bar’, depois veio o EP homônimo com 3 faixas e em 2014, o full álbum. Já na estrada com a divulgação do 'Ninguém é Santo', tivemos uma mudança na cozinha, nosso ex-baixista Henrique Nunes saiu e no lugar entrou o Andy Einech, consolidando de vez a nova fase da banda que já dura 1 ano e meio e esperamos ir até o fim juntos assim! Nessa turnê do disco já estamos chegando a marca de 100 shows, com certeza muitas histórias pra contar haha. Desde integrante de cueca em um bar x numa cidade x comendo batata crua na cozinha da casa de show em que tocávamos a integrante morrendo de medo em viagens de avião haha As 'roubadas' na estrada, aprendizados, amizades que fazemos por aí. A vida e a trajetória honesta em que seguimos é uma das melhores coisas em que já vivemos, é mágico, muito trampo, muita luta, mais a satisfação de ver o som se proliferando é surreal.

O nome Mattilha casa muito bem com a proposta de som da banda, quem surgiu com a ideia de batizar a banda com esse nome?
Victor - Fui eu! Como em toda banda autoral, foi o nosso maior desafio até hoje. Desde o início a nossa proposta foi fazer um som que passasse o nosso recado, independente das críticas que estamos sujeitos a ouvir. A "cachorrada" pode ser interpretada de várias formas, e nenhuma está errada. Mas a ideia principal surgiu enquanto eu pensava em algo que representasse a nossa amizade e a nossa união entre todos os envolvidos. Daí veio a ideia dos dogs e do coletivo e assim foi batizada oficialmente a Mattilha, no dia 13 de Novembro de 2010, na Vila Pompéia.

Cantar em português foi uma opção desde início da banda? Como vocês avaliam a cena pras bandas que investem em compor no idioma pátrio?
Ian - Sim! Desde o primeiro ensaio da banda a proposta foi "som autoral e em português", as Velhas Virgens eram a nossa maior inspiração naquele momento, não tinha como começar de outro jeito!

Sobre seu primeiro disco, gostaria que nos contasse como tem sido a recepção ao mesmo até aqui?
Gabriel - A recepção vem sendo sensacional! Desde de o lançamento do disco em 2014, saímos em turnê de divulgação, e desde então, já estamos chegando a quase 100 shows...Tocamos em alguns estados diferentes e principalmente agora em 2015, estamos tocando cada vez mais fora de São Paulo...Inclusive estaremos fazendo uma nova turnê no Sul do país agora em outubro, isso é positivo demais pra banda! Alguns sons do disco foram veiculados em rádios como a KISS FM e a 89 FM Rádio Rock. Uma das coisas mais incríveis é ver o público cantando todas nossas músicas nos shows, é algo impagável! Além da nossa loja online (www.MATTILHA.tanlup.com), já vendemos pra Manaus, pra vários estados do Sul do país, Minas Gerais, Rio de Janeiro, até pro Acre já foi material, pra nós é sensacional!

Além de ter feito um ótimo disco de rock n’ roll, vocês também foram muito felizes na escolha das participações especiais no mesmo, como chegaram aos nomes de Paulão e Coruja, do Velhas Virgens e Cracker Blues respectivamente?
Ian - O Paulão foi um convite que eu fiz na maior cara de pau... Mandei uma demo horrível em algum dos perfis dele no Orkut, não esperava que ele fosse responder, depois disso o convite era inevitável. Foi uma puta honra, somos muito gratos a ele e toda banda pela força! Já o Coruja é um grande amigo, conheci a Cracker Blues em uma edição da Feira da Pompéia, virei fã desde o primeiro show! A letra de ˜Blues Para Acalmar" foi muito inspirada nas letras da banda, e como um bom blues, não podia faltar a gaita.


Em breve vocês estarão lançando mais um vídeo clipe, para a faixa “Feita pra mim”, qual a razão que os levaram a escolher esse som pra fazer o clipe e o que vocês podem nos contar a respeito da produção desse trabalho que vai ao ar dia 27/08?
Victor - Um dia eu estava na casa do Ian, e, durante um papo sobre a vida, surgiu uma ideia. Puxei um riff e logo a gente começou a canetar ali com uma única proposta: fazer um som que tivesse potencial pra bombar nas rádios. Esse é o nosso som mais romântico depois de Duro de dizer, rs. Chegou a hora de trabalhar ela do jeito que realmente queríamos e imaginávamos, desde aquele dia.
Gravamos o clipe inteiro em duas diárias, que foram das 8 da manhã até as 4 da matina do dia seguinte. Foi bem puxado, mas extremamente satisfatório. Contamos com o roteiro do Raphael Fucciolo, direção da Pier 66 e o apoio da Caverna do Mamute, apoio de vários brothers e de nossos familiares. Inclusive, fica aqui um agradecimento a todos os envolvidos, em especial ao meu irmão, Bil, por ter feito o que era quase impossível pra nos ajudar. O clipe narra a história da força de uma mulher em cima dos pontos fracos que todo homem tem. Aguenta coração que dia 27 da chegando! Como já dizia o Galvão Bueno, "isso é teste pra cardíaco!"


Vocês lançaram um single acústico pra faixa “Sem hora marcada”, que ficou muito legal por sinal, existe a intenção de lançar mais materiais nesse formato?
Gabriel - Valeuu haha..Esse single foi especial, tivemos a participação de uma lenda viva do Rock n' Roll nacional, o Luiz Carlini..Estamos colhendo ótimos frutos desse trabalho, e é o trampo em que mais tivemos destaque, atualmente, ele tá com aproximadamente 250.000 plays no Spotify, que é uma das maiores plataformas digitais do mundo! Com certeza pensamos em trabalhar mais nesse formato, gostamos muito também desse lance 'desplugado', em breve teremos muitas novidades acústicas, inclusive em shows, aguardem haha!

Falando em novos materiais, já existem planos pra um segundo ataque da cachorrada? Já existem novos sons prontos? O que podemos esperar do segundo disco do Mattilha?
Ian - Estamos trabalhando no novo single ˜Qual é o Seu Veneno?" que deve sair no final do ano na coletânea do coletivo Gang da 13! Fora isso já há algumas composições em andamento, não temos datas em mente, mas a partir do final do ano vamos acalmar um pouco de shows e focar 100% na criação do novo álbum!

Que outras bandas vocês destacariam na cena que vocês curtem e indicariam pra galera que acompanha o blog?
Gabriel - Temos váaarias bandas pra poder indicar, grandes parceiros e muita gente boa que tá fazendo um grande corre por aí...Não queria ser injusto e citar vários nomes e acabar esquecendo de um ou outro, já que a leseira é grande hahaha Então, dou um toque na galera pra conhecer os coletivos de bandas no qual a Mattilha participa, dentro dos coletivos tem todos detalhes, som e muito mais das bandas parceiras ...se liguem então nos canais e facebook da BASE ROCK ( https://www.facebook.com/baserock.sp ) e da GANG DA 13 ( https://www.facebook.com/GangDa13 ), e também, indico outro coletivo, dos parceiros de Florianópolis, chamado O CLUBE ( https://www.facebook.com/oclubesc ) , ROCK ON !

Continuando no campo das indicações, tradicionalmente fazemos essa pergunta a nossos entrevistados, quais são seus cinco discos preferidos, aqueles de cabeceira?
Ian: 

-Black Sabbath (Vol. 4)
-Led Zeppelin (I)
-Deep Purple (Machine Head)
-Pink Floyd (Dark Side of The Moon)
-Velhas Virgens (Vocês Não Sabem Como É Bom Aqui Dentro!)

Victor 
- Led Zeppelin - IV
- Skid Row - Slave to the grind
- Zakk Wylde - Book of shadows
- Charlie Brown Jr - Acústico Mtv
- Slash - World on fire

Gabriel
-Guns N' Roses - Appetite for Destruction
-Bon Jovi - Slippery When Wet
-Cinderella - HeartBreak Station
-Skid Row - Slave to the Grind
-Guns N' Roses - Use Your Illusion I e II
-Kiss - Alive vol.III

Gostaria de agradecer a atenção e reservar esse espaço pra que deixem sua mensagem pra galera! Valeu!
Gabriel - Um salve pra vocês do blog Colorado Heavy Metal pelo espaço, um salve pra todos nossos fãs que estão sempre na caminhada com a Cachorrada...Pra quem quiser saber mais sobre nós, a nossa agenda, nossos corres, lançamentos, é no MATTILHA.com.br, fiquem ligados que no próximo dia 27/08 tem o lançamento do nosso novo vídeo clipe, de 'Feita pra Mim', é isso ae, nos vemos na estrada, Rock n' Roll VIVO, sempre, FORZA MATTILHA!



Por Evandro Sugahara

Nenhum comentário:

Postar um comentário