sexta-feira, 4 de março de 2016

ENTREVISTA NADA EM VÃO

Nada como fazer o que se curte, portanto aqui temos isso de ambas às partes, nós do Colorado Heavy Metal Blog publicando tudo acerca do underground e os caras do Nada em Vão praticando um punk rock de primeira e agora aqui nos concedendo essa entrevista pra falar sobre seu primeiro EP e planos da banda. Formado por figuras conhecidas da cena punk/hardcore do DF, o Nada em Vão vem com uma proposta de letras positivas e um som simples e direto, mas que desempenha seu papel com primor ao nos fornecer muita energia e atitude, sou suspeito pra falar, pois já ouvi o EP dezenas de vezes, mas vocês podem tirar suas próprias conclusões conhecendo os caras na entrevista a seguir e ouvindo os sons nos links disponibilizados ao final da mesma. Com vocês, o Nada em Vão.


Fala galera, primeiramente obrigado pelo tempo dispensado pra nos conceder esta entrevista. Pra começar gostaria de saber como surgiu o Nada em vão?

Nada Em Vão: Nós que agradecemos pelo espaço, Evandro. O Nada Em Vão surgiu da nossa paixão pelo punk rock. Nos conhecemos dividindo palcos aqui em Brasília. Todos nós já tivemos diversas bandas, eu já toquei com o Delton Porto (bateria) no Dissonicos; já convidei a outra banda do Lucas Cardoso (Vocal), o Outubro HC, para tocar nos shows que organizo por aqui; e o Pedro Tavares (Guitarra) já gravou minha outra banda, o Mais Que Palavras. Há anos nos dedicamos e damos nossa contribuição para a cena e tenho certeza que seríamos outras pessoas, completamente diferentes, se não fosse este estilo de vida, se não tivéssemos vivenciado isto lado a lado. O punk rock nos uniu e queremos mostrar que toda a ralação e esforço jamais serão em vão.

Como tem sido a recepção ao material da banda tanto por público quanto pela crítica?
Nada Em Vão: Estamos sendo bem recebidos em todos os lugares que fomos tocar. Nosso segundo show foi em Uberlândia e mesmo sendo uma banda bem nova, já tinha gente cantarolando as nossas músicas. Acredito este ser o principal retorno que podemos ter. Somos apenas quatro amigos tocando punk rock, sem grandes pretensões, que tocam porque gostam e surpreende sentir que estamos sendo bem acolhidos.
Quais foram as inspirações para as composições presentes no EP?

Nada Em Vão: Acho que cada pessoa pode tirar uma interpretação das músicas, mas falamos sobre amizade, as escolhas que você tem de fazer quando tem mais de 30 e sobre a nossa vida no punk rock. Tem um pouco de olhar para o passado e ver que todos os passos dados nos moldaram, nem todos foram para o caminho certo, mas aprendemos com todos eles. Se hoje estamos aqui, foi por causa desta caminhada. E isto nos fez bem, saca? Nos faz bem acreditar no DIY, nos faz bem sonhar, então compartilhamos sempre positividade.

Existem planos para um full em breve?

Nada Em Vão: Temos planos para um novo EP. Acreditamos muito no formato, é uma maneira de conseguirmos estar sempre produzindo, pois não é fácil ser independente, a gente cuida de tudo, de todo o processo, entende? Precisamos organizar nossas vidas junto com trabalho, filhos, contas e nem sempre sobra o tempo necessário. Então, gravar cinco ou seis músicas é mais simples e fácil de acontecer.

O EP foi lançado em K7 em cinquenta cópias numeradas, como surgiu a ideia de lançar neste formato?

Nada Em Vão: A K7 foi feita para todos aqueles que amam música assim como a gente. É uma forma de relembrar o que vivemos na época das fitas demo. Não queríamos deixar somente na internet. Utilizamos muito a rede para divulgar a banda, mas lançar algo em formato físico era (é) fundamental. Encontramos um meio termo neste formato, pois as pessoas que colecionam música vão preferir a cassete que um cd-r, por exemplo. Pelo menos a gente prefere (hehehehe).

O Nada em vão ainda fez poucas apresentações ao vivo, correto? Sendo que o primeiro show da banda aconteceu em 28 de novembro de 2015, como foi essa primeira apresentação? Como anda a agenda do Nada em vão, onde pretendem tocar em 2016?
Nada Em Vão: Na verdade, nosso primeiro show foi realizado em 7 de novembro de 2015, na Matinê Skate Punk 2, aqui em Brasília. Já o segundo foi no dia seguinte, em Uberlândia. Esses dois primeiros shows com nossos amigos do Horace Green (SP) foram tensos, não é fácil começar uma banda nova. Ainda mais porque foram os shows que celebraram o lançamento do EP de forma virtual. Há anos não tocava com o Delton, apesar do nervosismo, jamais me esquecerei deles, foram especiais.
Para 2016, os planos são os mesmos, tocar em tudo quanto é lugar possível. Tocamos onde formos chamados, aonde quiserem que a gente vá. Queremos ir para São Paulo e estamos resolvendo este problema (hehehehehe).

 

  
A cena do DF possui muitas bandas legais, o que vocês destacariam, que bandas vocês recomendam pra quem deseja conhecer a cena?

Nada Em Vão: A gente indica o Dissonicos, Firstations, Outubro HC, Rebel Shot Party, My Last Bike, Deceivers, What I Want, Mais Que Palavras, Doze Voltz, Darshan, Paradisi, Maltrapilhos, Ingrena, Calvet, Crushed Bones e claro, DFC.

Gostaria de agradecer novamente e reservar este espaço pra que deixem sua mensagem pra galera que acompanha o Colorado Heavy Metal Blog.
Nada Em Vão: A gente que agradece pelo espaço. Somos pessoas, movidas por paixões, e dedicar o seu tempo (o bem mais precioso) a algo como um blog sobre música independente é algo admirável. Então, nós só temos a te agradecer por isso, Evandro. Obrigado! E para a galera, leiam as letras das bandas que você gosta! 

Aproveitamos também para deixar os nossos links:

Veja: instagram.com/nadaemvao



Por Evandro Sugahara

Nenhum comentário:

Postar um comentário