quarta-feira, 30 de março de 2016

ENTREVISTA REFUTARE


Fala pessoal, começando pelo álbum lançado recentemente, “O mapa” além de ser pesado e enérgico vem com uma produção digna de nota, que deixou o som a altura da qualidade das composições, vocês poderiam nos dar detalhes sobre a produção do disco?
O álbum contempla 10 músicas de várias épocas da banda em 10 anos, colocados ali a essência da banda de uma maneira natural e sem pressão. Fizemos toda a produção em conjunto com Alexandre Bressan do estúdio 3em1 (Londrina), gravando analogicamente e com muita energia envolvida entre 2014 e 2015. Foi um momento muito bom e prazeroso para a banda. Não podemos esquecer de agradecer galera que participou da pré-venda do CD e ao Fabio Prandini (Paura), que foram fundamentais para a concretização deste sonho.

Que temas vocês procuraram abordar nas letras do disco? Qual o sistema de composição do Refutare?
Abordamos temas que nos atingem ou de alguma forma nos incomodam, é perceptível as críticas políticas e sociais, mas também, muito sobre o ser humano e seus medos e desejos.
Não temos um sistema de composição definido, cada música nasceu de uma forma única.

O Refutare possui uma sonoridade bem ríspida, ouvindo os sons dá pra sacar influencias de grindcore, hardcore e metal, não necessariamente nessa ordem, o que vocês costumam ouvir pra servir de inspiração pro som de vocês?
Temos influências bem diversas, cada integrante possui um universo de influências em seu repertório e isso, não poderia ser diferente, resulta em uma sonoridade de leque aberta e cheia de caminhos novos. Gostamos sim de bandas viscerais e explosivas, como por exemplo os amigos do Subtera, Deranged Insane, Paura, Questions, etc. Mas também temos nosso gosto em comum por músicas leves, mas de teor forte.


Voltando a falar de “O mapa”, quem foi responsável pela arte da capa, e como foi escolhida a mesma?
Foi o artista Stephanie Casier do Yeaaah Studio da França. Antes de tudo, queríamos definir um conceito para que este representasse o álbum na capa do disco e nas demais peças que nos cercam. Optamos pelo retrato das lutas de classes e seus ícones representativos da sociedade, através da criação de um mapa renascentista. Estes mapas eram ilustrados com monstros marinhos para que se tornassem mais interessantes e assim despertar o interesse dos compradores. Mas nos abraçamos à hipótese de que eram ilustrados desta forma para inibir o êxodo das classes desfavorecidas e manipuladas, que temiam os mares e assim, não se aventuravam a enfrentá—lo. Consequentemente também não conheceriam um mundo, talvez melhor, do outro lado do horizonte oceânico.

Pra quem tem interesse em adquirir o material, onde se pode encontrar o álbum a venda?
Está a venda em nossa loja online, pela Spider Merch e pela Samsara Discos (do Fabio Prandini - Paura), ambas apoiadoras que nos ajudaram com o lançamento do disco.

Recentemente vocês fizeram uma tour por SP com o Test, como surgiu o convite e o que vocês podem nos relatar dessa experiência?
Já tivemos outras experiências com o Test quando os convidamos para tocar em nossa cidade e região. Assim, fomos retribuídos. Mesmo caso com o Paura, parceiros de longa data que nos colocaram também no circuito.
Foi uma experiência muito boa, sempre quisemos tocar em São Paulo e não poderia ter sido melhor.

Nessa mesma tour vocês tocaram no Legacy Fest, com várias bandas fudidas da cena hardcore de SP e do RJ, como Norte Cartel, Surra, Bayside Kings, etc. Como foi essa gig, e quais são os próximos compromissos da Refutare?
Foi demais, dividimos o palco com grandes bandas e pudemos mostrar um pouco de nós e nossa mensagem. 
Com a ida do Xico (baterista) para outro país, estamos pensando com calma como serão os próximos passos.



Sendo a banda de Arapongas-PR, gostaria que nos dissesse como é a cena underground de sua cidade e o que vocês acham da cena hardcore do PR em geral?
Estamos nessa há 16 anos aproximadamente, realizando shows locais, as vezes com bandas grandes e etc, mas sempre com o objetivo de unir e divertir as pessoas. Arapongas, modéstia parte, tem algo muito diferente de vários lugares que já passamos, há uma mistura de estilos e ideologias, o que proporciona um clima de união e respeito. Há pouca segmentação e já foi quase zero.

Galera muito obrigado pela atenção, gostaria de reservar este espaço pra que mandem seu salve, vendam seu peixe, digam um alô, da maneira que melhor convir pra vocês, valeu e até a próxima!
Refutare primeiramente agradece pelo espaço e a todas as pessoas que já se divertiram com a gente, que aprendeu conosco e nos ensinou algo. Esta troca é o combustível para alcançarmos as mudanças e evoluções que almejamos. Deixamos um abraço para quem sempre nos ajudou e esteve ao nosso lado. Se você tem interesse em conhecer melhor a banda, entre em contato conosco, encontre o disco e vamos nos conhecer, conversar e crescer juntos.

Abraços dos Refutare!



Contatos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário