sábado, 23 de julho de 2016

VIRGA FÉRREA – CIDADÃO VIGILÂNCIA: SOM MATADOR ROMPENDO O SILÊNCIO

O Virga Férrea voltou!!!! Sim – a maior banda de rock do Paraná de todos os tempos está de volta ( trataremos esta ótima notícia em matéria à parte com entrevista exclusiva da banda). Hoje o blog ColoradoHeavyMetal convida você a saborear o aperitivo gentilmente liberado pela banda através do velho amigo e companheiro Serginho Halabi, baterista da formação clássica que imortalizou o Virga Férrea na memória e coração de muita gente.

Ao ouvir Cidadão Vigilância, o novo e sensacional single da banda, duas sensações me ocorrem: 1) o som é uma verdadeira tijolada. Não tem firula, é ´´na cara´´ e está fincado 1.000% no heavy metal - simplesmente espetacular. 2) os anos de silêncio parece que enfureceu (no bom sentido) a banda. Nítida impressão de que os caras não estão pra brincadeira e reassumem sem cerimônias o status de banda cult que conquistaram às custas de muito trabalho e um trampo autoral que além de pioneiro e desafiador revelou-se de extrema qualidade. 


Cidadão Vigilância traz um Virga Férrea encorpado, maduro, e essa formação clássica mais uma vez deu conta de quebrar tudo. O vocalista Eddy Lust´n é (e já citei várias vezes) uma verdadeira locomotiva sonora, e emprega em Cidadão Vigilância um vocal tão verdadeiro que remete a um visceral digno de elogios, e utiliza com maestria uma conotação vocal em algumas frases que flertam com expressões do cotidiano que poucos vocalistas conseguiriam. Serginho Halabi massacra sua batera de forma avassaladora, liberando toda a fúria e contestação do Virga Férrea que citei anteriormente, e em grande forma espanca o chimbal de forma insandecida, ditando uma marcação pesadíssima, numa grande performance, com técnica apuradíssima na levada que acompanha o solo, e propicia deixas habilidosas para que o grande guitarrista Almir Zago e o excelente baixista Stone Ferrari engatem seus riffs e bases poderosas. Estes, aliás, repetem o entrosamento letal de outrora, pois a dupla de cordas do Virga Férrea sempre se notabilizou pela virtuose de um guitarrista inspiradíssimo aliada a um baixo sempre presente e que preenche os espaços de maneira estupenda. E não foi diferente em Cidadão Vigilância, onde a dupla emprega levadas fincadas e galopantes, culminando num solo espetacular e de extremo bom gosto do guitarrista Almir Zago, com a pegada ´´sabbathiana´´ do Stone como base. Tantas qualidades sustentam uma letra ácida, cortante, atemporal, provando mais uma vez que a parte lírica do Virga Férrea sempre enxerga além da curva.


A produção desde sonzaço (ou tijolada, como preferir) foi concebida no Pé de Manga Estúdio, de propriedade do baixista Stone Ferrari.

Uma dica muito importante: OUÇA ALTO!!!!!

Por Marcão Azevedo.


Curta nossa page:
https://www.facebook.com/ColoradoHeavyMetal/

Blog Especializado em bandas nacionais undergrounds, - Fundada por Vitor Carnelossi 2013

Vitor Carnelossi / Evandro Sugahara


4 comentários:

  1. Ótima matéria, valeu Marcão, obrigado!!!
    Sergio Halabi

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo: Fotos Virga Férrea:Paz Silva; Foto Virga Férrea ao Vivo-Captura Mundo Livre(Luciano Blues); e leia-se Sergio HAlabi onde consta Serginho Halabi.

    ResponderExcluir