quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

ENTREVISTA YURI FULONE

O YURI FULONE  é o nome  do tecladista paulista que vem compondo grandes canções do mais puro “Epic Heavy metal tradicional” com aqueles elementos que tanto gostamos. Curiosamente o líder é o “cara  dos teclados”, instrumento que as vezes é criticado no meio mais purista. Pois é, mais aqui o caso é interessante, em seu mais recente trabalho, a compilação “The Time of the Sword”, podemos ouvir um belo e equilibrado CD, muito bom de se ouvir e também de ser ter na coleção! A repostas do público mais “metal tradicional” tem sido ótima! Também acho altamente indicado para qualquer amante de música....Sobre o projeto que leva seu nome e de outras participações, abaixo vamos conhecer esse promissor músico que certamente em breve nos brindará com novas “empreitadas”. Confiram!

1 - Yuri, é um prazer tê-lo por aqui, começo nosso bate-papo lhe perguntando, como é estar à frente de um projeto onde você é responsável pelas composições e direcionamentos da sonoridade?
Esse projeto é algo que me satisfaz completamente por me dar a oportunidade de fazer tudo exatamente como eu gostaria, daria muito menos trabalho compor apenas a minha parte dentro de uma banda mas não era esse meu objetivo com este projeto.


2 –  O YURI FULONE  é “abraçado” pelos fãs de Metal Tradicional, isso deve ser muito gratificante pra você, visto que em muitos casos o teclado é criticado por seu uso.  Qual os parâmetros que você julga necessário para alcançar uma harmonia de peso e melodia em seus trabalhos?
Isso é verdade, o teclado é um instrumento meio excluído quando se fala em Heavy Metal tradicional, eu acredito que isso acontece pelo fato de que muitos tecladistas de metal são influenciados exclusivamente pelo metal melódico, por isso não existe uma interação maior entre tecladistas e as bandas de tradicional.



3 –  Você gravou o excelente álbum “Marching to The War” com a banda WARPRIDE, sem dúvidas um grande material, qual a diferença em desenvolver as composições em uma banda comparado a carreira solo?
Em uma banda você precisa saber vender a sua idéia, o que nem sempre funciona, isso acaba sendo uma grande complicação quando se trata de sua própria composição que é algo muito pessoal. Na época do Warpride geralmente eu trazia uma música quase pronta e com letra e trabalhávamos juntos nos ensaios, lapidando os detalhes, quando sai da banda foi bem trabalhoso prestar atenção em cada instrumento, por isso foi imprescindível  usar o computador pra gravar cada idéia sem que eu me esquecesse.




4 – Em seu primeiro EP  "when the sky meets the Earth" a sonoridade desenvolvida é base para os trabalhos posteriores.  Como você analisa o trabalho de estreia e os desafios para moldar suas influências no YURI FULONE?
Foi muito gratificante depois de tantos anos superando problemas conseguir gravar os primeiros EPs (que foram gravados quase que ao mesmo tempo) e finalmente poder escutá-los. Esse EP soa um pouco mais Power metal, provavelmente por causa dos vocais do Marcio Bárrios, e mesmo que a sonoridade dos trabalhos posteriores tenha mudado ainda é um CD que eu curto bastante.



5 – “The Blacksmith”, seu segundo EP mantem uma pegada tradicional com influencias épicas, quais as fontes literárias e bandas que inspiram YURI FULONE?
Cada faixa remete a uma história diferente, não houve um conceito para todas elas, apenas me baseei na temática fantástico/medieval que sempre estará presente na minha música. As influências são muitas, mas posso citar com toda certeza Manowar, Virgin Steele, Helloween, Rhapsody, Grave Digger, Grand Magus...


6 –  As artes que ilustram seus materiais são de extremo bom gosto e totalmente explicativo quanto a proposta da banda. Você já pensou alguma vez em lançar seu material em vinil, digo isso porque seria espetacular ver essas artes envolto de um belo encarte, ainda mais com a pegada “oitentista” do projeto!
Isso ainda é um sonho para mim! Até cheguei a fazer essas capas em tamanho de vinil pra mim, só pra ficar olhando pra elas! Talvez um dia isso se torne possível,  tudo vai depender de como as coisas aconteçam daqui pra frente.




7 – Na música “Warrior's Return”, temos a participação do grande vocalista Mario Pastore, como se deu essa grande presença vocal no YURI FULONE?
O Mario Pastore sempre foi um grande vocalista de metal, mas curiosamente eu o conheci cantando em festas tradicionais dos bairros de comunidade italiana de São Paulo, logo depois entrei em contato com ele convidando-o para o projeto e ele me pediu alguns áudios para saber se seria o tipo de som de interesse dele. Depois de escutar todas as músicas marcamos no estúdio do Rafael Agostino e gravamos tudo.



8 – Aproveitando a pergunta anterior, como funciona suas escolhas para os instrumentistas e vocalistas que lhe acompanham em estúdio?
Alguns eu já conhecia de longa data, outros fui conhecendo durante  as composições, claro que o talento é fundamental mas vale muito quando são pessoas descomplicadas, e essa tem sido a fórmula que viabilizou lançar vários trabalhos em pouco tempo.




9 –  Vocês chegam a ensaiar o material juntos ou cada músico recebe o material para ensaiar separadamente?
Cada um recebeu uma guia que eu gravo todos instrumentos e “canto”! apesar de cantar muito mal isso facilita bastante o processo, assim ninguém precisa vir aqui em casa, ou marcar um estúdio só pra entender as melodias e interpretações.



10 – Creio que o planejamento para um projeto nesta proposta deve ver bem arquitetado, como você se prepara para o estúdio nas gravações das músicas?
É um pouco complicado, algumas vezes eu mesmo preciso parar a gravação e escutar o que eu gravei nas guias pois são tantos instrumentos pra decorar que acaba dando um branco. O Pedro Esteves que produziu o último EP e agora esta produzindo o full sabe muito bem como é, eu esqueço completamente e as vezes tiro as notas durante as gravações!



11 – Como surgiu a ideia de se lançar “In the Steel Your Can Trust”, que é uma compilação de músicas anteriormente lançadas.
Eu entrei em contato com a Stormspell Records na intenção de lançar as 5 músicas do EP “In the Steel Your Can Trust” mas eles se interessaram pelos 2 trabalhos anteriores e acharam por melhor lançá-los juntos. Eles sabem que é mais difícil vender 5 músicas doque vender 16 músicas num CD, e pra mim isso foi bom porque foi uma grande vitrine do meu trabalho no exterior.


12 – Eu particularmente sou muito fã da música “The Time of the Sword”, acho ela poderosa e tem algo meio atmosférico nos teclados, muito legal!
Valeu! essa música é sem dúvida uma das minhas preferidas também e muitas pessoas descobriram o projeto através dela.



13 – Sei que é difícil, pois você é “pai” das canções, mais tem alguma faixa que você tenha um carinho especial?
Tenho algumas preferidas sim, entre elas a “the Time of the Sword” como já disse, a instrumental “Outlaws of Sherwood”, “when the Sky meets the Earth”, “the Blacksmith”, a introdução “the awakening of the King” e algumas que estamos gravando para o próximo disco.




14–  A Galera que lhe acompanha já está pedindo um Full Length, quais as próximas novidades que podemos esperar sobre o nome de YURI FULONE?
Muito em breve esse álbum estará pronto, já foi gravado todo instrumental, serão 11 faixas nos mesmos moldes das músicas já lançadas. Haverá também algumas novidades como a participação de Alex Navar tocando Gaita irlandesa, Nayara Camarozano cantando em uma das faixas, Pedro Esteves gravou todas as Guitarras, entre outras novidades.



15 – Conheci seu material através do projeto “Brothers of Sword”, o equilíbrio entre os integrantes gerou um material fantástico! Qual o sentimento sobre esta parceria?
Muito grato pelo convite do meu amigo mineiro Fabio Paulinelli do Grey Wolf, essa foi a prova de que músicos que fazem o verdadeiro heavy tradicional aceitaram incluir os teclados no CD, e o resultado me deu muito orgulho, gosto demais desse disco e posso adiantar que junto dessa galera já estamos trabalhando na parte II, mas ainda não posso dar muitos detalhes sobre isso!



16 – Todos músicos são amantes de música, principalmente nós fãs  de Heavy Metal, sabendo disso lhe pergunto, quais seus álbuns favoritos?
Posso responder essa pergunta com uma imagem?!



17 – Quais músicos, como instrumentista você admira? 
Alex Staropoli, Stephan Arnold, Tony Iommi , Brian May, Jon Oliva…


18 – Deixo o espaço aberto para alguma consideração, detalhe que eu não tenha dito... Agradeço imensamente sua participação, e recomendo que comprem seu material pois é muito bom!
Eu que agradeço o convite e gostaria de convidar aos fãs de metal que ainda não conhecem meu trabalho a curtirem a página do projeto no Facebook para as novidades que estão por vir em 2017.
Muito obrigado a todos!

PAGE OFICIAL:
https://www.facebook.com/yurifuloneband/

PERFIL PESSOAL:
https://www.facebook.com/yuri.fulone?fref=ts


CONFIRAM TAMBÉM:
http://coloradoheavymetal.blogspot.com.br/2016/07/in-steel-you-can-trust-yuri-fuloni.html



Por Vitor Carnelossi

COLORADO HEAVY METAL - PEQUENAS AÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA!

Curtam nossa page no FACEBOOK:

Desde 2013 produzindo matérias e entrevistas para grande rede.
Editor responsável - Vitor Carnelossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário