quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

HAZY HAMLET – HEAVY METAL EM SUA ESSÊNCIA

Empunhando a bandeira do heavy metal em sua forma mais cristalina, o Hazy Hamlet escreve há quase duas décadas capítulos preciosos na história do rock brasileiro. Batizado nas fontes sagradas do heavy metal, a banda segue seu legado despejando um som poderoso, sem modismos, com o pé fincado na sonoridade que todo headbanger gosta. O blog ColoradoHeavyMetal foi gentilmente atendido pela banda, que fala de seu atual momento, da concepção de um novo trabalho em andamento, e de sua longa, vitoriosa e honesta história construída com ricos hinos de amor ao heavy metal. Curte um heavy 100% heavy?? Então se liga nesta super entrevista com uma das maiores bandas de heavy metal do Brasil:


1-A julgar pela quantidade de vezes que citamos a palavra heavy metal no introdutório desta entrevista, é impossível disassociar o Hazy Hamlet do que se entende pelo verdadeiro heavy. Como foi consagrar uma banda à moldura inquebrável do que se tem de mais puro dentro do rock?
Hermano: Primeiramente agradecemos ao blog ColoradoHeavyMetal pela oportunidade desta entrevista.
Heavy Metal sempre foi e será algo que nos orgulha muito, esse termo tem muito poder, muita energia, o simples fato de pronunciarmos nos traz toda uma sensação de força, coragem, uma química avassaladora que só conseguimos explicar quando pegamos nossos instrumentos e compomos. Não vemos o Heavy Metal como um estilo musical, mas como uma filosofia de vida que supera o tempo e a moda. Isso não quer dizer que somos imutáveis, o fato de existirmos e as nossas vivências nos agregam experiências a cada dia e isso reflete em nossa musicalidade, mas não alteram a essência maior que é essa magia chamada Heavy Metal.

2-São quase 20 anos mantendo viva a ideologia que honra todo legítimo headbanger. O Hazy Hamlet possui o reconhecimento nacional devido a quê no entendimento da banda?
Hermano: Sempre fomos muito honestos com a nossa música, nossas composições nascem como um passe de mágica, não escolhemos fazer a música X ou Y, elas simplesmente surgem entre um riff e outro, quando percebemos já estamos com ela composta. Temos o Hazy Hamlet como algo que tem vida própria, não escolhemos estar nela, mas ela nos escolheu. Somos fãs do Hazy Hamlet, logo amamos o Heavy Metal. Então acreditamos que os nossos irmãos Hazybangers percebem esse sentimento e nos devolvem uma energia muito forte que é o combustível que nos mantém ativos, o fogo quente que forja nosso Metal.

3-Os discos Forging Metal e Full Throttle são petardos indispensáveis à todo amante do heavy metal, traduzindo uma discografia oficial de muita qualidade. Como a banda avalia o alcance e o resultado de tais trabalhos?
Hermano: Forging Metal foi um trabalho de enorme satisfação para nós, mas muito conturbado, esse debut demorou quase 9 anos pra se tornar realidade e conseguiu transmitir a essência de 4 caras apaixonados pelo Heavy Metal. Mesmo não tendo a melhor produção possível como desejávamos, foi um trabalho que trouxe uma excelente exposição na mídia especializada, com menções muito positivas na mídia brasileira, europeia, nas américas e até mesmo na Ásia. Já o Full Throttle foi algo mais conceitual, com muitas composições do nosso ex-vocalista Arthur Migotto, eu particularmente gosto muito desse álbum, mas não tive a oportunidade de gravá-lo, missão esta realizada pelo nosso irmão Cadu Madeira. Full Throttle no geral tem uma produção melhor, músicas com arranjos mais elaborados, mas ainda falta algo que esperamos trazer no próximo álbum. Em tempos onde não se tem mais “radiola” pra tocar o bom e velho vinil, ficamos muito satisfeitos com o alcance destes materiais ao ver 50, 60 mil visualizações em apena uma de nossas músicas no Youtube, então quando se soma todas, observa-se que é um alcance muito grande quando se trata de uma banda independente.

4-O Hazy Hamlet tem compartilhado com seus fãs o passo-a-passo da concepção de um novo material, onde podemos conferir a evolução das composições. Alguma previsão para conclusão e lançamento deste material inédito?
Hermano: Esse novo trabalho é muito especial para nós, estamos com a formação original e também com a estreia do novo vocalista Michel Matievicz. As composições estão praticamente finalizadas, levamos menos de 1 ano para dar vida a ele, agora estamos na fase de pré-produção. Nas próximas semanas lançaremos um single baseado em uma história verídica, um drama que se passa em 1945, que demandou muita pesquisa para sua composição, estamos ansiosos para apresentar a nação Metal. Quanto ao álbum, provavelmente entraremos em estúdio para gravação ainda neste primeiro semestre de 2017, acreditamos que será o álbum mais agressivo e coeso da banda, tem muito feeling, energia, porrada na teta. Esperamos que a nação Metal assim também absorva, por isso estamos divulgando cada passo que damos, tudo isso na forma mais crua e realista possível, nada de maquiagens, queremos nossos irmãos Hazybangers dentro desse álbum.

5-A faixa Symphony of Steel do disco Full Throttle ganhou um video official, muito bom por sinal. Um novo material em vídeo está nos planos da banda?
Hermano: Symphony of Steel foi o primeiro trabalho oficial em vídeo, mas não será o último, temos aspirações talvez um pouco audaciosas de lançar um clipe oficial para cada música do novo álbum, acredito ser algo inédito no metal brasileiro, já temos 4 roteiros pré-escritos. Dependemos do fator “grana”, dinheiro é algo que muitas vezes pode afundar um projeto, mas nossa vontade e determinação é maior, então cremos muito que acontecerá, estamos trabalhando pra isso. 

6-A participação do Hazy Hamlet no Festival Captura Mundo Livre marcou a reestréia do batera Hermano Filho e a estréia do novo vocalista, Michel Matievicz, que substitui ao Arthur Migotto, ambas por razões diversas. Como está o poderio de fogo desta formação, e a ambientação do Michel à banda?
Hermano: Temos muito repeito por nossos irmãos que por um motivo ou outro deixaram seus postos no Hazy Hamlet, jamais serão substituídos, apenas fecham ciclos existenciais. Desde o início eu sempre estive presente na banda de alguma forma, como fã, amigo, parceiro, mas distante dos palcos e da musicalidade, as coisas aconteceram como deveriam acontecer, me sinto muito confortável de reassumir o posto de baterista, é como rever um filho que se tem muito orgulho e que por algum motivo viajou para um lugar distante e agora regressou para sua casa Quando fizemos as audições para o novo vocalista, deixamos livre as interpretações, não impomos nada além do mínimo técnico necessário para se juntar a batalha. O que realmente observávamos era se o sangue do escolhido fosse metálico, que reluzisse o aço e toda paixão que temos para com o Metal. O Michel nos surpreendeu pela dedicação a banda e pelo seu vocal diferenciado, que horas soa aveludado com corpo médio, horas agressivo, rasgado e alto. 
Quanto ao festival, foi uma excelente iniciativa da Rádio Mundo Livre FM, bem estruturado, com um cast só de bandas independentes e boa abertura na mídia. Foi gravado um vídeo amador desse dia, que apesar de não ser oficial, transmite toda a energia deste momento do Hazy Hamlet. Quem quiser conferir, pode acessar nosso facebook oficial ou pesquisar no Youtube. 



7-Talvez poucos gêneros possibilitem tantas subdivisões, como o rock. Porém, por mais que se quantifiquem estas subdivisões, o olhar e interesse sobre o true metal e sobre o heavy metal clássico nunca deixaram de existir, pelo contrário, é sempre redescoberto pelas novas gerações. Como o Hazy Hamlet avalia este ciclo que sempre se renova no ponto de origem?
Hermano: Costumo dizer sempre, o que é bom jamais será esquecido. O Heavy Metal é pai de todos, seja True, Classic, Death, Thrash, Black, somos todos Metal, uma única família, um único sonho. Metal é uma filosofia análoga a vida, o corpo morre, mas a consciência se eterniza.

8-O blog ColoradoHeavyMetal agradece ao Hazy Hamlet pela entrevista, parabenizando a banda pela longevidade e manutenção de um ideal, e esperamos ansiosos pela concepção de novos materiais com a qualidade característica da banda. Deixamos este espaço para as considerações finais:
Hermano: Só temos a agradecer o blog Colorado Heavy Metal por esta oportunidade e a toda nação Metal por nos dar essa energia que nos mantém na ativa. O Hazy Hamlet só existe devido a essa grande família de aço espalhada por todo o mundo, em especial aos Hazybangers, irmãos fiéis de batalha, muito obrigado guerreiros. 2017 será um ano muito especial, de muitos desafios para o Hazy Hamlet, precisamos de toda energia e calor desta nobre família pois a forja jamais poderá esfriar, é no calor do fogo mais quente que se forja o aço mais forte! Vida longa ao Metal.

Por Marcão Azevedo

COLORADO HEAVY METAL - PEQUENAS AÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA!

Curtam nossa page no FACEBOOK:

Desde 2013 produzindo matérias e entrevistas para grande rede.
Editor responsável - Vitor Carnelossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário